Análise: Gestos dos Vereadores na Sessão Plenária de Três Lagoas (MS)


Certas vezes pelo profissionalismo, pela ética, e pela competência, tendemos a não sermos franco o suficiente com as barbaridades que vemos a olho nu descaradamente, porém tentamos em certas análises de comportamento, "recuar" e tentar amenizar a situação de muitas situações, para não parecer imparcial ou mesmo parecer usar meus estudos e formação para "ficar somente de um lado" e atingir moralmente com intenções pré definidas em favorecer um, e destruir outro.

Não tenho lado de nenhum vereador de minha cidade natal. Sou completamente imparcial em questão política. Não apoio, não tenho lado, e não sou a favor de ninguém. Mas na situação que se encontra, temos que admitir que a confusão, o desrespeito, a imoralidade, que acontece em Brasília, está batendo em todos os lugares.

Na sessão plenária, certo vereador abriu requerimento para pedir informações à administração do município para apurar todos os prédios e estabelecimentos alugados pela prefeitura, que não estão em uso. O gasto exorbitante de prédios que estão vazios coloca o requerimento em destaque, e pede para que uma investigação partida da pedra que ajuda a governar e fiscalizar a administração seja mais aberta. Enquanto se pedia a aprovação por parte do requerimento aos vereadores, esta foram as expressões e gestos que ocorreram.

1: DESPREZO, REJEIÇÃO EM ALTO GRAU: O desprezo ou rejeição na leitura da linguagem corporal é significativo. O desprezo muitas vezes pode levar a raiva, ou raiva extrema. O desprezo simples, vai desde rejeição, até micro expressões e expressões escancaradas. O gesto do nº1 demostra Desprezo e Rejeição em ALTO GRAU. Há também valorização do próprio ego, e desvalorização do ego de quem fala. É como se quem falasse e sobre o que falasse, fosse um lixo. Algo sem importância. O sentimento é caracterizado primeiramente pelo sorriso de desprezo. Repare no canto da boca. Ocasionado pela contração do músculo chamado Depressor do Ângulo da Boca. Conhecido também como sorriso unilateral. O sorriso tem grande carga negativa. Muitas vezes também indicam que o outro esconde algo, ou está a tramar algo. O ponto importante de rejeição também está na região de seu tronco. Repare que ele recosta sobre o espaldar da cadeira. Pessoas interessadas, inclinam-se para frente, para querer "ver melhor". Ademais, sua cadeira não está corretamente posicionada sobre sua mesa. Está de lado. Indica aproximação e ligação com os demais ao redor. A rejeição e o desprezo é confirmada pelo manuseamento do celular. Muitas vezes pegamos o celular para disfarçar vergonha. Quando não queremos ouvir ou ver algo, acontece o mesmo. E na maioria, não estamos a fazer nada no celular, nada de importante. Não passa de uma reação inconsciente do ser humano. Muitas vezes impulsiva.
Repare na sua mão esquerda. O pulso descansa sobre a mesa e a mão faz um gesto "aéreo". Indica valorização do próprio ego. E desvalorização do interlocutor. O gesto difere. Em mulheres o mais comum, é retirar cutículas. O gesto é claro "a cutícula da minha unha, é mais interessante do que isto que você fala".

2: REJEIÇÃO, APREENSÃO: O nº 2 apresenta Rejeição que é combinada pelo olhar cabisbaixo e cabeça também baixa. O tronco também se recosta sobre o espaldar da cadeira reforçando a rejeição. Curiosamente, o corpo apresenta leve apreensão. É o que chamamos também de preocupação. A cadeira virada de lado, também manifesta boa ligação com os demais ao redor.

3: TÉDIO, DESPREZO E REJEIÇÃO:  o nº 3 Apresenta Tédio. A avaliação é compreendida pela mão segurando o rosto. No teórico aprendemos que quando a mão segura o rosto, é porque quer dormir. O tronco também se recosta sobre o espaldar da cadeira. A cadeira virada de lado, e o cotovelo esquerdo sobre a mesa atrás também indicam e reforçam a rejeição o desprezo, e a ligação boa com os demais ao redor.

4: O 4 e o 5 são os únicos que não viram a cadeira de lado. O motivo é elementar. Não existem mais mesas atrás deles. Inconscientemente não há necessidade de posicionarem a cadeira de lado. Então mantém a cadeira a frente. Suas costas também não estão sobre o espaldar da cadeira. Estão a frente para dividir a opinião entre os demais ao redor. O nº4 Indica rejeição extrema. Olha confiantemente para suas "anotações". O nº5 demonstra rejeição, arrogância e superioridade. Na testa o músculo que se chama Corrugador do Supercílio está contraída. O olhar de baixo para cima tem o conjunto completo de superioridade. Mensagem não verbal, "seu medíocre". A mão segurando a cabeça, com o dedão no queixo e o indicador levantando a bochecha indica pensamentos críticos negativos. Seu outro braço, passa sobre o corpo. É uma versão diferenciada de cruzar os braços. Indicam também rejeição.




Uma situação tão simples, é de se esperar. O resultado da votação fora negativo. E todos saíram juntos da sessão, sem mesmo ela ter acabado.... Algo a esconder? Melhor não dar muitos detalhes. Reservo-me o direito de expressar-me não só como cientista, mas também como povo, que também vê a indecência de como os vereadores que juraram ética e compromisso com a cidade, estão fazendo. Na realidade desde o começo, já juraram ética e compromisso, com os aliados, partidos políticos e prefeitos que derem o melhor vintém.

Bruno Santos da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

4 comentários:

  1. Acontece sempre essa sacanagem ... até quando??? Eu que tinha maior apreço pelo tonhão... estou a repudiar totalmente....

    ResponderExcluir
  2. o que esses vereadores pensam? que estão brincando com crianças sem juízo ou que estão lhe dando com retardados mentais? é essa a impressão que fica.

    ResponderExcluir
  3. Como profissional desta cidade, vindo de São Paulo, realmente está o fim. Pelo pouco que conheço da minha estadia nesses dois anos, a panelinha está feita, e vamos rumo ao desastre governamental da administração municipal. Depois tem gente que ganha título de melhor administração. Faça-me o favor... Muito boa análise. Deveria ter um especialista em linguagem corporal em cada plenário.

    ResponderExcluir
  4. esses vereadores de três lagoas estão para acabar.. bela análise

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.