Análise da Mentira nas Desculpas de Zeca Camargo referente declaração sobre Cristiano Araújo


Primeiramente, devo dizer que em toda minha vida, jamais vi uma desculpa tão lavada. O vídeo tem exatamente 00:47 segundos de pura mentirAIADA como diz minha avó... 

Antes de ler a análise, recomendo duas dicas. 1. Veja o vídeo sem som. É incrível os sinais corporais e não verbais que o mesmo emite. Totalmente controverso com o real sentimento das palavras, ou que quis transmitir com as palavras. 2. Assista depois com som, preferencialmente com fones de ouvido. O tom da voz a todo instante mostra-se monótono. Câmara de ressonância vazia. Contrária... 



00:18 seg: Os ombros se levantam. Contraem ligeiramente ambos ao mesmo tempo quando em que se pede as desculpas. Insegurança, Contradições Corporais. Mentira!!! O segundo ponto, analisei certo gesto corporal que é bem interessante. É um dos únicos que talvez fosse controlado pelo apresentador, porém quando alguém tenta controlar a linguagem corporal para passar determinada impressão, outro ponto da linguagem o denuncia inconscientemente. Ele coloca as duas mãos sobre o peito. O gesto tem comunicação em "dizer do fundo do coração". Porém, o gesto normalmente é realizado com as duas mãos abertas. Reparem que suas mãos estão fechadas sobre o peito. Outro ponto importante é os polegares acima. Polegares acima indicam positividade, e auto confiança. Porém na conotação interpretativa, indicam super valorização do próprio ego. O indicativo é claro: "não peço desculpas do fundo do coração" "sou mais eu". Os ombros sobem ligeiramente mais uma vez.

00:22 seg: Ele gesticula negativamente com a cabeça enquanto pede desculpas. A boca afirma positividade porém o corpo emite negatividade. Há contrações significativas dos ombros mais uma vez. Insegurança, mentira!!! A boca diz que sim, mas o corpo diz que não. O processo é involuntário e é causado pelo sistema nervoso autônomo que emite sinais de ondas elétricas ao sistema nervoso periférico e central, que contradiz as palavras quando a mente sabe que o que diz não é verdade, ou não tem congruência com o real sentimento.



00:24 seg: DESPREZO. Contração do depressor do ângulo da boca. É o principal indício de desprezo. O contrair da boca tem a mensagem universal não verbal para "que coisa mais idiota". O olhar emite arrogância e desdém.





00:25 seg: Emoção de Raiva em tensão muscular. A mandíbula superior, e inferior se contraem. Reparem os dentes, como se fossem morder um ao outro.  Indicativo forte de que estava mentindo descaradamente. Em um pedido de desculpas. Jamais essa emoção apareceria. Esse tipo de expressão na emoção raiva, chega a beira muitas vezes do ódio.

00:27 seg: Novamente os ombros se contraem involuntariamente. A negação e o desprezo, persistem exatamente aos 00:29.

00:32 seg: Ele diz "Cristiano Ronaldo" conscientemente. Foi proposital. Uma forma de confirmar o que havia dito antes, que "ninguém conhece o cantor". Obviamente ele sabia com a gravidade da confusão que havia gerado, de quem estaria falando. Mentiras em seu discurso, sobretudo porque ele diz que "talvez iria se desculpar". Balela!!! Ele queria é causar ainda mais revolta nos fans.

00:34 seg: Queixo erguido. Arrogância, Desdém. Superioridade de seu ego. 

00:38 seg: Ele começa uma série de elogios ao Cristiano, ao mesmo tempo que nega tudo com a cabeça. Falta de sincronismo com as palavras e ações. Mentira !!!



00:41 seg: Quando ele diz que gostaria de se desculpar. Ele mostra mais uma vez desprezo. Toda a área do rosto se contrai unilateralmente. Emoções assimétricas. O depressor do ângulo da boca se contrai ao mesmo tempo, dando mesma conotação de emoção.

Todo seu pedido de desculpa, houveram emoções que totalmente contradiziam suas reais declarações. Emoções de Arrogância, Raiva, Desdém, Superioridade. Além das clássicas negações enfáticas. Convergências verbais e de discurso.  

Opinião Profissional e Ética: Todo discurso, há mentiras. Não existe nem mesmo meias verdades. Seus sinais corporais, não emitiram nada do que estava realmente falando.
Opinião Pessoal: Um trambiqueiro, e pirracento. Daria um perfeito presidente. Exceto por algumas outras piores peculiaridades.

Bruno Santos da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões 

11 comentários:

  1. A velocidade com que fala no final do vídeo tentando mudar de assunto, ou tentando passar a vez de falar para outra pessoa, pode ser considerado indicativo de mentira? Já que quem mente tende a falar mais rápido, não? Excelente análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, claramente. A estratégia, além dos mentirosos usarem, os apresentadores tem sido ensinados desde cedo.... (Apresentadores, também tem que ser bons mentirosos) Porém ele não conseguiu mentir nada. Enquanto tentava controlar uma parte de seu corpo outras 3 o denunciavam.

      Excluir
  2. MUitooooo bommmm quem é zeca camargo mesmo????

    ResponderExcluir
  3. Perfeita Análise #quemezecacamargo?

    ResponderExcluir
  4. Esse zeca camargo foi otario pra começar ele chamou o cara de cristiano ronaldo deve ta querendo da a bunda pro colega dele cristiano ronaldo ...Apesar de não ser fã do cara ai que morreu apesar disso acho que ele passava uma mensagen boa pra seus ouvintes poxa o cara falava de amor de amor do bom não de sacanagem e certo aquela barabere que ja me da raiva de pronunciar essa palavra por escrita e mais coisa minha mesmo tenho ampatia por paravra tipo bocô e paralelepipedo ... mais acho e um bom canto sertanejo universitario o unico que me lembra o SERTANEJO SERTANEJO de letras maiusculas o SERTANEJO de verdade ... Julio julio de itabuna bahia louco poeta de esquina que ouvi oque e bom sente oque é prazer e fala oque tem que dizer QUE DEUS CONFORTE SUA ALMA CRISTIANO'' otimo excelente enterpreti da musica brasileira'' Araujo

    ResponderExcluir
  5. Bruno, no que você se baseou pra afirmar que o jornalista trocou o nome do Cristinao Araújo propositalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Primeiramente a Lógica da dedução com a interpretação. Qualquer um em sã consciência que estivesse sendo boicotado, tomando conhecimento da tamanha gravidade que foi gerada em torno de determinado assunto, iria tomar enorme cuidado para não errar em nada (Principalmente em não chamar Cristiano, de Ronaldo. Aliás, na própria reportagem do Zequinha para a globonews, ele afirmou que o "cantor desconhecido" se chamava Cristiano ARAUJO, dezenas vezes...

      Segundo... Na bela concepção interpretativa, existiu micro expressões de raiva (ou seja, ele queria atingir os fans) Ele queria afirmar o próprio ponto de vista, para dizer que "ninguém o conhece" nem mesmo sabe seu nome certo (embora tenha repetido várias vezes em sua reportagem corretamente).

      Tomamos conhecimento de que era conscientemente, pois se reparar na primeira vez quando vai entrar no assunto com os colegas no vídeo show, ele diz o nome certo. E fala Cristiano Ronaldo, somente quando está realizando seu "perfeito" pedido de desculpas. Que mostra raiva, desprezo, desgosto e etc. Obrigado!!!

      Excluir
  6. Olá, Bruno. Excelente análise, como de costume. Aos 24s e aos 41s, o músculo contraído não é o levantador do ângulo da boca? Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Esse sertanejo de merda que se foda!

    ResponderExcluir
  8. Me chamou muita atenção toda essa negação com a cabeça, neste video o gesto se repetiu tantas vezes que...
    Nem sei me expressar, ficou muito estranho.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.