Análise: Gestuais "obscenos" dos presidenciáveis


A fotografia percorre toda a internet sendo motivo de risos, deboche e até críticas severas. Contudo irei exemplificar o real significado dos gestuais transmitidos pelos presidenciáveis de forma simples e direta. 

DILMA: dilma realiza um gesto comumente conhecido. Se trata de um gesto de agressividade. São indícios de hostilidade para a pessoa ou situação que é direcionada. Em muitas das vezes, os dois juntos. Acontece quando a pessoa se sente irritada com algo. No caso dela, pode ter ocorrido por conta de alguma pergunta (O que acontece na maioria das vezes). O gesto pode durar cerca de segundos, ou permanecer por vários minutos até o que motiva a emoção desaparecer. 

O importante a dizer, é que o gesto é realizado de forma totalmente inconsciente, assim como a maioria dos gestos que são realizados na linguagem corporal. Eles são involuntários e revelam o estado interior de quem o faz. No estado interior a emoção é exteriorizada com gestos e expressões faciais pelos neurotransmissores que emitem impulsos nervosos ao sistema nervoso periférico que realiza o gesto. A pessoa não se da conta do que faz. 

Não só a presidente mas a maioria de políticos e personalidades conhecidas já fizeram o gesto em situações semelhantes. Além deles, todos realizam em circunstâncias diferentes. 





AÉCIO: O gesto de aécio diferente do que parece ser, é um gesto que quando realizado inconscientemente, indica autoconfiança. São gestos que demonstram muitas vezes poder e superioridade se for colocado em um grupo de gestos com o peito estufado ou queixo acima do ângulo normal. 

Porém no caso de aécio o gesto está totalmente consciente. Ele realiza exatamente para passar a impressão de autoconfiança e boa impressão. Percebemos que o gesto é consciente quando não é natural. Quando vemos que a pessoa pensa e só depois age. Em suma, aécio pode ter treinamento de algum especialista do ramo de que realizar tal gestual em entrevistas, passaria boa impressão. Contudo o gesto equivocado, pode ter significados contraditórios a beira do caos obsceno virando motivo de chacota. 

Todo gesto que é realizado de modo a se ter consciência para passar determinada impressão se não obtiver bom treinamento e bom controle, se torna rígido e em vez de causar boa impressão, causará ao contrário.  





MARINA: marina realiza um gesto unindo o indicador com o polegar. O gesto tem várias divergências culturais. Um exemplo é o uso do gesto nos estados unidos. No país é comumente realizado para dizer não verbalmente a alguém de que "tudo está certo" ou "tudo está OK". Contudo, no Brasil dependendo da maneira do uso pode ter conotações obscenas e até de ofensas. 

Mas sempre devendo analisar a risca da circunstância real do acontecimento, nunca isolando nenhum tipo de grupo gestual. Por isso a máxima atenção, é a contrapartida que se requer.

Ao contrário de obsceno, o gesto que marina realiza é uma das mais clássicas da oratória romana. Se chama pinçamento. A pessoa quando deseja deixar algo claro, realiza o gesto para dar ênfase em sua fala. A pessoa quer "colocar todas as cartas na mesa". O gesto indica que a pessoa está esmiuçando a situação, chegando aos mínimos detalhes, falando com todas as palavras. 

Muitas mães realizam tal gesto com mesmo intuito em dar destaque a fala. Repare que a maioria, une o indicador e o polegar realizando o gesto direcionando aos filhos dizendo, "eu não vou mais falar com você". 

Porém o gesto tem diferenciações quando os dedos estiverem tensionados ou relaxados. No caso de marina, os três dedos que sobraram sem se unirem, estão tensionados. Indicam crítica aguda e até possível raiva com a situação que está exemplificando no momento.

Em outras situações em que os dedos ficam tensionados, podem indicar agressividade ou raiva extrema. Se ao questionar alguém de determinada coisa, e ela responder com tom agressivo realizando o gesto de pinçamento com os dedos tensionados acima do peito, mantenha cautela. Nessas situações é comum a pessoa realizar o movimento dizendo frases do tipo "olha aqui" "é o seguinte" "presta atenção" e etc. 


Bruno Santos da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

11 comentários:

  1. Muito bom saber dessas informações. A linguagem corporal é algo que vem me fascinando. O senhor Bruno deixou bem claro o uso de tais gestos.

    ResponderExcluir
  2. Caro, Bruno. Gosto muito de seu site. Suas análises são perfeitas e minuciosas. Continue com seu belo trabalho. Alisson Gonçalves.

    ResponderExcluir
  3. Obcecado Pela Linguagem Corporal Já...Venho Tentando Crescer Nessa Área...Bruno Vc é Nota 10 e Seu Material é de Altíssima Qualidade, Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bacana essa análise. Gostei!!!

    ResponderExcluir
  5. perfeito .... amo suas análises. são de fácil entendimento

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog Amigo.. Acompanho suas matérias....

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.