Análise do Discurso: Golpe ou Fraude em Mensagens de Celular

Pela manhã ao pegar meu telefone, visualizei uma mensagem que continha a seguinte mensagem:

REDE; GLOBO magazineluiza (claro informa) seu celular foi o 6º sorteado com 30 mil e 1 (Carro). para inf lingue 0218894065182 senha (150000)

Transcrevi perfeitamente a mensagem como recebi. E ao realizar uma análise de discurso foram encontrados vários sinais de mentira. 

O primeiro ponto de incongruência está na instituição credora.

REDE; GLOBO magazineluiza (claro informa)

Nunca é demais visualizar, que como instituição credora temos três. Rede Globo, Magazine Luiza e Claro. 

Aqui, eles colocam a instituição que mais pode fazer contato com o suposto ganhador. Tando pode ser rede globo como magazineluiza. Se a pessoa é cliente a muito tempo do magazine luiza, ela pode se identificar com a mensagem e acreditar que realmente a mensagem é verdadeira.

O nome da Rede Globo não está de maneira congruente. Reparem que a mensagem veio com um ponto e vírgula. Sem sentido.

No (claro informa), a pessoa tenta reforçar a mentira e o golpe, para mostrar que é evidentemente a operadora intermediária da mensagem (Credora colocada entre parênteses). É claro que é, pois foi mandando em um número de prefixo claro. E mesmo que fosse intermediária de forma direta, nunca iria conter o nome da empresa desta maneira. Aliás, o termo "claro informa" é para mensagem exclusivas da operadora, e não da rede globo e do magazineluiza.

Foi observado também que o nome da empresa está incongruente. O congruente seria Claro Informa. Com as iniciais maiúsculas e fora de parênteses. 

seu celular foi o 6º sorteado com 30 mil e 1 (Carro). 

Mas da onde? da Rede Globo, do Magazine Luiza ou da Claro?
Se for dos três, seria uma beleza. 

Além da mensagem totalmente desordenada, temos uma incongruência na parte do carro. 

A começar. Carro, está entre parênteses, e 30 mil está fora. Carro deveria estar fora de parênteses. O que deveria estar dentro é a numeração. 1(um) Carro.

para inf lingue 0218894065182 senha (150000)

O sujeito não se preocupa nem em colocar pontuação final ao término da mensagem. E o mais interessante a completar, é que o prefixo não é empresarial, muito menos o código de área. 

Quando verifiquei, descobri que se trata de um número do estado do Ceará. (DDD88). E nenhuma das instituições mencionadas, tem sede nestas cidades. 
Magazine Luiza (São Paulo SP). Rede Globo (Rio de Janeiro, São Paulo). Claro (São Paulo SP).

Além disso, acredito que nenhuma das instituições, já te mencione o código da operadora que deva realizar a ligação.

Outra coisa a mencionar é que o telefone é desconhecido. Ao fazer uma consulta em um banco de dados, o número não foi encontrado.


Esse tipo de golpe é comum, e geralmente é realizado por presos ou facções criminosas. Existem numerosas variantes do golpe que tem finalidade normalmente de fazer com que a pessoa compre aparelhos celulares ou insira mais créditos no número indicado. Outras pessoas são de fora, fazendo com que você deposite uma quantia de dinheiro X em determinada conta. O truque é simples, dizer apenas que são "taxas adicionais de liberação" para fazer a pessoa acreditar que terá um carro novo. Caso um dia venha acontecer com você, mande-os descontar dos trinta mil.

As mensagens padrão geralmente são sempre as mesmas.
  • Falsas promoções e concursos de companhias telefônicas;
  • Falsos concursos ou sorteios de grandes empresas, como Nestlé, Coca, Itaú etc;
  • Falsos sorteios de empresas televisivas como no caso Globo, SBT, Rede TV e etc.
Muitas das vezes o prêmio chega a ser carro, moto, e uma quantia X em dinheiro. Chega até a gravidade da pessoa enrolar o cidadão através do telefone, pedindo código de barras de produtos. Em outras vezes como no caso, mistura essas desculpas acima e insere várias instituições credoras como "parceiras" em enviar o prêmio com comunicação via SMS. Sendo que até mesmo, você nunca tenha participado de tais sorteios ou promoções.


Se tiver intenção de pegar os fraudadores, nunca ligue de um telefone residencial. Se ligar, sua identificação além do endereço estarão revelados. Ligue sempre de um telefone celular, de preferência o número que recebeu a suposta mensagem. 

Peça sempre informações concretas sobre o tal sorteio e faça perguntas que confundam o golpista para que rapidamente, o sujeito caia em contradição.

"Como se deu a contabilização do meu número na guia de sistemas de sorte?"
"Como pode ser pelo magazineluzia se nunca abri conta nesta instituição?"
"Como que é um telefone de uma empresa se o prefixo vem de um telefone pessoal?"

Peça essas informações e observe as respostas. Fraudadores desse tipo, dificilmente terá as respostas a essas perguntas. Eles se concentram somente em dar bom dia e dizer que a pessoa foi ganhadora de um carro. Os detalhes da mentira, ele não tem consigo.

Caso haja abuso verbal, ou mesmo de ameaça, comunique a polícia informando o número de telefone. E sempre se atenha com mensagens desse tipo. 


Bruno Santos da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

Um comentário:

  1. Muito bom saber dessas informações, serão bem úteis...

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.