Análise da Mentira no Colombiano Camilo Zúniga que Fraturou Neymar Júnior

2ª Edição Revista e Atualizada.


Para aqueles que acharam que a declaração do Colombiano Camilo Zúñiga foi verdadeira...

 O vídeo se encontra no link acima e pode ser visualizado por qualquer um.


00:16 seg: Aos dezesseis segundos da entrevista Zúniga ao ouvir as perguntas dos repórteres, exibe na face um grupo gestual micro expressivo. A tensão muscular da face, incluindo as unidades de ação ao redor dos olhos, e das bochechas, são clássicas de indícios de PRAZER E SATISFAÇÃO.

O queixo inclinado para cima, dá indícios de seu desejo de superioridade. A combinação desses elementos expressivos indica sensações de ORGULHO.


Aos 20 segundos do vídeo. Novamente a mesma combinação. A tensão muscular da face, e várias micro expressões, que variam de sentimentos de satisfação e orgulho. Seus olhos estão forçados a perecerem "preocupados" com Neymar. O gesto é consciente. Não há atividade na testa, o que contradiz suas declarações. Não tem preocupação com a situação em que Neymar ficou, mas sim com a situação dele como pode ficar.


00:22 seg: Neste momento do vídeo, as sobrancelhas nas partes interiores se tensionam. Levemente aparecem rugas horizontais no centro da testa, quase imperceptíveis. Os olhos realmente neste momento transmitem preocupação, junto com o grupo contextual da face. Mas não pelo fato ocorrido com Neymar. No momento ele disse seguidamente "o que pode passar pela minha cabeça..." Na realidade é uma preocupação do que pode acontecer a ele. E não a Neymar.


00:26 seg: "Era um jogo onde eu estava defendendo minha camisa, igual a todos que estavam jogando". Gesto Manipulador. Atividade Dispersiva. O gesto é realizado involuntariamente. Geralmente é realizado em momentos de meio a stress. Ou quando algo que conta, não é a verdade. É como um grupo de gestos em um só movimento. O dedo polegar e indicador nas bochechas fazem o trabalho de exercitar o cérebro para pensar. Muito usado em momentos de extrema indecisão. Ao mesmo tempo a mão secretamente tapa a boca. Indicando bloqueio das palavras. Inconscientemente a pessoa leva a mão a boca, porque sabe que o que fala, é pura baboseira. É como se a pessoa quisesse se calar o mais rápido possível. O que indica um grupo gestual de Mentira, no que diz com as palavras.

Os olhos se movem para baixo e para a direita. Aciona centros criativos do cérebro. Ao mesmo tempo indícios de vergonha. Mas para mim, acho muito difícil, ele estava satisfeito com o que fez.


00:27 seg: "Eu fico triste por ele..." Na realidade ele não concorda com isso. Pereba o maneio da cabeça que faz o movimento de negação, contradizendo sutilmente o que a boca diz. 

Outros grupos gestuais cognitivos de mentira são involuntariamente realizados. Ele faz micro gestos na testa. As sobrancelhas se levantam como forma de tentar dar suporte e enfatizar sua declaração como se fosse verdade. Gestuais típicos de mentira. 

Os olhos se cerram neste momento. É a intensão de "não querer mais ver" a situação ou neste caso, a mentira que está contando. Seria mais vantajoso para ele e o seu país dizer o que realmente sentia.

O ombro esquerdo se contrai. Gesto não verbal de incerteza, e dúvida. O gesto reforça a mentira dentro do contexto com outros grupos gestuais.


00:33 seg: "Um jogador que para o Brasil é muito importante". Quando faz estes falsos elogios a Neymar. Voltam a aparecer tensão na face de Preocupação. Preocupação esta que é o que pode acontecer a ele por ter tirado da copa do mundo "um grande jogador" como ele diz...

Ele usa a expressão "Para o Brasil é Importante..." Mensagem não verbal... "Para nós uma merda..."



00:39 seg: "Me desculpe por não participar mais do mundial" Desta vez os dois ombros se contraem. Contradições. Gestos Incongruentes. Na face, nota-se uma micro expressão de Prazer e Satisfação. Mensagem não verbal "tamo junto no mesmo barco..." Só faltou ele completar "Pelo menos eu não sai com a vértebra quebrada..."

O risório, e os músculos zigomáticos se contraem unilateralmente, somente em um dos lados do rosto, em uma fração de segundos. Indica Desprezo, Desdém.


00:42 seg: "Eu nunca pensei em machuca-lo..." Processamento cognitivo. Os olhos se vibram e sua cabeça levemente oscila negativamente em contradição. Ao final, ele contrai os lábios. Orbicular da Boca e Músculo Depressor do Ângulo Bocal. Desprezo, Desdém. O olhar, esboça o mesmo sentimento. Ou seja, Mentira. Há uma porção significativa de raiva.


Nas imagens do momento da queda, visualiza-se grupos de gestos decisivos. Ou seja, gestos voluntários e conscientes que tem a intensão de uma Ação. Na segunda imagem quando Camilo encosta em Neymar, a tensão nos braços indica ação de impulso. O que significa sua intensão de jogar o que estava em sua frente para o chão sem medir forças. Se fosse somente um apoio, os braços não estariam tensionados.

A face, exige tensão. É a expressão que fazemos quando nosso corpo requer concentrar força. Quando dá a joelhada, da mesma forma a tensão é criada. A força rapidamente é dissimulada para parecer uma simples queda. 

Conclusão... Um pilantra de primeira linha....

Bruno Santos da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

11 comentários:

  1. Perfeita sua análise.... realmente sensacional ... esse fdp que tinha que quebrar um osso.. aff

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOA ESSA ANÁLISE MEU CARO... VOCE REALMENTE TEM UM TALENTO ENORME. O SEU SITE É O QUE TEM ARTIGOS MAIS CONCRETOS E PERFEITOS. ESSE PILANTRA...

    ResponderExcluir
  3. pilantra mesmo ... por conta desse carai vamos ficar sem neymar.. isso a globo não mostra..

    ResponderExcluir
  4. Marcos Paulo dos Santos6 de julho de 2014 12:32

    Perfeita amigo... Isso o povo não mostra. È completamente um absurdo esse ocorrido. Sem noção.... Tenho certeza que tem coisa da FIFA metida nisso...

    ResponderExcluir
  5. muito bom .........................

    ResponderExcluir
  6. Acredito com certeza que isso tenha tramoia no meio. Agora por conta de uma bobeira dessas, o cara é totalmente denegrido, além disso, metem a própria família do cara, que não tem nada a ver com a paçoca.

    ResponderExcluir
  7. BRUNO, coloca sua análise quanto ao caso do Bernardo, que passou no fantástico (20/07) a madrasta e etc...

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruno!! Seus trabalhos são demais cara!! Agora assim... Gostaria que analisasse a linguagem corporal do Neymar também, pois a mim ele não convenceu não cara!! Sugiro que analisemos os dois lados da moeda :) . Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente ta faltando o do Neymar!

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.