As Expressões e Comportamentos de um Mentiroso Profissional- Marcelo Nascimento da Rocha- "O Filho do dono da Gol"

2ª Edição Revista e Atualizada.


Recebi um email essa semana sobre uma indagação que é feita pela maioria das pessoas no mundo da mentira e da linguagem corporal.

Como Ficam as Expressões de um mentiroso profissional?

A algum tempo atrás o brasil presenciou a pilantragem de Marcelo Nascimento da Rocha, o cidadão que se passou pelo filho do dono da gol. O caso ganhou grande repercussão inspirando até filme, e não superou mentiras (excluindo políticos).

As pessoas que mentem, não mentem por nada. Toda ação que temos a mais simples possível é acionada por alguma razão. Comemos, pois sentimos fome. Trabalhamos pois precisamos nos sustentar... E por ai vai. Quando mentimos, existem não só um motivo em razão, mas sim vários, que devem ser interpretado de acordo com o perfil comportamental do indivíduo. Algumas pessoas mentem com o intuito principal de um "amortecedor social" ou pela famosa educação em evitar constrangimentos (no caso da criança tem o medo de punição, ser elogiado pelos pais e etc). Uma das mentiras mais conhecidas (e não precisa ser especialista para detectar) é o famoso dito da responsável do recrutamento de pessoal "a vaga já foi fechada". Seria deselegante em um ambiente profissional sobre tudo na ética ela dizer que o candidato é péssimo para a vaga ou que não preenche os requisitos.

No caso do rapaz que se fez passar pelo filho do dono da gol, está correlacionado com o puro prazer de mentir. Isso não quer dizer que seja um psicopata, mas está mais atrelado em ambições e busca de prestígio pessoal. Algumas pessoas arrumam qualquer coisa que seja de inédita  e impressionante aos outros no meio de amigos para se referir; como no caso da amiga que diz que "pretende" ir a disney no final do ano; e com a mentira contada no momento a pessoa se torna o centro das atenções. O desejo de ter a atenção, além de prestígio são um dos casos que se leva alguém a mentir pelo puro prazer. 

No caso de Marcelo, é estes e ainda mais. Mentir e enganar descaradamente. Obtendo não só prestígio, mas também lucro financeiro.


As manifestações de um mentiroso profissional (no caso do filho do dono da gol que não é tão profissional assim) varia muito. Há pessoas que são treinadas por natureza delas próprias e que sabem mentir com convicção sem demonstrar qualquer sinal de culpa, vergonha ou nervosismo, por isso, pessoas que mentem compulsivamente sem demonstrar essas emoções, ou são mentirosos que posso chamar de natos, ou são casos dos distúrbios de personalidade dissocial; os sociopatas, que mentem para tirar proveito de situações. No caso do filho do dono da gol (que manifesta as emoções) fica amplo seu desejo de tentar ocultar emoções e sua falta de sincronia durante a fala, é somente o puro prazer de mentir. 

Durante suas declarações, é um mentiroso quase que bom, mas não bom o suficiente. Ele sempre dava breves desviadas, fugas oculares. Nota-se em sua linguagem corporal um fenômeno intitulado pelo psicólogo americano Paul Ekman como duping delight (prazer do mentiroso) e também o orgulho, que se manifesta de maneira sutil na face em momentos de meio as mentiras. Várias micro expressões e movimentos musculares quase que imperceptíveis. Suas expressões eram quase bem treinadas, o que compete um mentiroso nato, mas sua linguagem corporal não transmitia uma mensagem tão segura.


Receio em afirmar que todo mentiroso profissional seja um psicopata, nesses casos um, não demonstraria emoções de vergonha ou culpa, mas vária muito. Neste caso, entraria no ramo da psiquiatria, e não tratamos deste assunto. Mesmo aqueles que são sempre profissionais, deixam escapar algo pela confiança excessiva que tem em si próprio, não percebem a situação e acabam dizendo a verdade sem querer (no caso das pessoas que mentem seu nome e acabam dizendo o nome verdadeiro). Mas é bom entender que os psicopatas deixam escapar algo mas não em relação à vergonha ou culpa, eles não se sentem culpados, muito menos vergonhosos, eles mentem com o intuito de buscar lucro financeiro, em contraponta de enganar causando danos a terceiros sem se sentir culpados por isso, o que se manifesta geralmente em momentos de pressão nos psicopatas é nervosismo motivado pelo medo, algo mais ligado ao extinto do sistema límbico com o temor de ser pego, fora de emoções sentimentais. Mas no caso do "dono da gol" seu puro prazer em mentir, leva não só a ser o "dono da gol", mas também ser baterista, repórter, cantor, militar e etc.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

2 comentários:

  1. MELHOR SITE SOBRE O ASSUNTO!!! PARABÉNS QUERIA VOCE AQUI EM SOROCABA

    ResponderExcluir
  2. muito bem meu caro, voce tem uma percepção incrível..... quando dará cursos aqui em São Paulo?

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.