Análise da Expressão Facial da Presidente Dilma Rousseff

2ª Edição Revista e Atualizada.

Por achar as circunstâncias e o acaso bem atrativo, achei bem interessante a presidente Dima esboçar a reação não verbal que me deixou curioso acerca de um homem que gritou no meio da multidão em protesto.

Fato: Ao deixar o Congresso Nacional, onde participou de solenidade em homenagem aos 25 anos da promulgação da Constituição Federal, a presidente Dilma Rousseff foi surpreendida pelo protesto de um homem contra os gastos da Copa do Mundo. “Pagar R$ 45 bilhões na Copa da roubalheira pode, né?”, gritou homem enquanto a presidente passava escoltada por salão da Câmara. A Presidente Dilma Rousseff não esboçou reação verbal. Acerca de seu comportamento não verbal que analisei a fundo, tive algumas conclusões e me parecem ser bem conclusivas. 


BOCA: Em sua boca vemos um gesto do tipo "lamber os lábios". Pode ser ocasionado por diversas formas. Alguns especialistas o chamam de apaziguador, que é ocasionado quando uma pessoa se sente desconfortável com alguma situação (Ninguém gostaria de ser chamado de ladra na frente de membros da presidência). Esse movimento dos lábios e língua para tentar se confortar, é característico ali, um gesto clássico de auto controle.

SOBRANCELHAS: Suas sobrancelhas tanto a direita como a esquerda, mostram uma leve tensão. Características da contração do músculo Corrugador do Supercílio. Indicando Arrogância e Desdém. É como se ela estivesse a dizer "não estou nem ai para o que você acha" ou "pouco me importa isto" (O que eu acredito que pode ter acontecido com um palavrão incluso).

CORPO: O corpo mostra tensão. É o acúmulo de energia nervosa que causa quando o sistema límbico reage quando somos confrontados com alguma ameaça em que nosso instinto tende a reagir. Os ombros ligeiramente se contraem na escondia do pescoço para proteger a carótida.

ROSTO: Sua tensão muscular mostra ruborização uma leve quantidade de raiva é esboçada. Há também uma expressão clássica em tentativa de esconder o rosto. O movimento dos olhos mostra evidentemente isto. São indícios clássicos de vergonha.

Tendo a indagar também que neste momento provavelmente ela tenha prendido a respiração conscientemente por alguns instantes.

Agora, por estar envergonha e com raiva, pode-se notar as conclusões....

Bruno Santos da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

Um comentário:

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.