Análise da Mentira no Ex Presidente Lula referente os processos de Criação do Bolsa Família

2ª Edição Revista e Atualizada.

Ex Presidente Lula falando sobre os processos de criação do bolsa família. 


00:08 seg: COÇA O ROSTO. Gesto chamado de adaptador ou uma clássica atividade dispersiva. É ocasionado quando a pessoa se sente insegura sobre o que está falando. Muitos alegam uma "coceira". A flexibilidade e a maneira tensional com que a pessoa coça por incômodo tentando se confortar é diferente da maneira por uma coceira verdadeira. Ou seja, gestual clássico de Mentira.


00:11 seg: MEXE NA ALIANÇA. Mexer na aliança é uma atividade dispersiva bem clássica. Um manipulador gestual realizado para tentar acreditar no que diz. Não precisaria se distrair inconscientemente se estivesse dizendo a verdade.



00:13 seg: AJEITA O PALETÓ. Ajeitar o paletó também pode ser um forte indício de nervosismo, desconforto ou incômodo. Seguido desse gesto, o ex presidente move a cabeça para outro ângulo seguidas de um olhar de fuga, desconfiança e até um olhar clássico de vergonha. A fuga é uma maneira clássica de tentar fugir da situação inconscientemente. Quando diz "combate de fome criado aqui" ele exerce micro expressões chamadas rugas da dificuldade na testa, tensão e preocupação com que se expressa. Em seu rosto também no momento, sua musculatura exerce uma clássica micro expressão de raiva (lábios pressionados).



00:23 seg: TENSÃO MUSCULAR E OCULAR. A todo momento a partir desde, o ex presidente demonstra tensão muscular de preocupação. É notável em sua testa, a acumulação de energia nervosa com a musculatura  frontal contraída. Indicando tensão e preocupação.


00:34 seg: OLHA PARA CIMA E A DIREITA. Aciona centros criativos do cérebro. MENTIRA. Faz também o gestual clássico de negação com a cabeça enquanto afirma com as palavras. MENTIRA. Além da contração do ombro que se faz presente no momento sinalizando falta de segurança e dúvida no que se expressa.


00:47 seg: Quando diz "portanto tinha tudo". Ele afirma com suas palavras, mas sua cabeça sinaliza que não. Seus ombros se contraem bem sutilmente sinalizando novamente falta de segurança e dúvida em suas palavras. Ele não acredita no que diz. Além de seu olhar clássico de evasão tentando se certificar de suas palavras para verificar se o que disse é coerente ou  não.

00:57 seg: COÇA O ROSTO. Coça o rosto novamente. Gestual clássico de se dispersar da mentira e tentar se confortar.

01:12 seg: COÇA O NARIZ. Dessa vez coça o nariz. Conhecido como "efeito pinóquio" gestual clássico de mentira e incongruência.


01:28 seg: Apresenta uma micro expressão sutil de desprezo e descontentamento.

03:20 seg: Quando diz "eu tenho certeza", sua boca afirma que sim, mas sua cabeça contradiz o que disse assentindo negativamente. MENTIRA.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Sou graduando de Psicologia e considero esta área extremamente interessante. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno! Conheci seu trabalho por acaso e fiquei muito interessado. Quero lhe dar meus parabéns! Queria colaborar nessa postagem e ser corrigido se não estiver correto o que vou dizer:
    1:30 - apresenta uma sutil micro expressão de desprezo;
    1:50 - uma forte expressão de raiva;
    2:27 - por causa do foco da câmera não dá pra ter muita certeza, mas parece-me que existe uma leve levantada do ombro esquerdo quando diz que "fazia política por aquilo que acreditava", e, logo em seguida, diz "que tinha certeza que era possível fazer" negando com a cabeça essa afirmação;
    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia, está certíssimo!
      Exceto pela contração do ombro. Aquela mexida pode ser ocasionada pelo fato de tentar se arrumar, mas não tem correlação com o que fala no momento. Perceba que é voluntário. Ele fala e após a frase no momento em que está em silencio ele faz o gesto. Se fosse alguma incongruência, tudo aconteceria ao mesmo tempo.

      Excluir
  3. sugiro a análise da entrevista do pastor evangélico que foi preso dada no fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação. Em relação a sugestões para análises mande o vídeo por email.

      Excluir
  4. bom dia, uma duvida... entre 3:14 e 3:20 não seria vergonha? quando ele abaixa um pouco a cabeça e coça a cabeça com o dedo.. ao falar da presidente

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.