Minha experiência com a Paralisia do Sono




A sensação terrível durante o sono de tentar se mexer, falar e levantar e não conseguir

Minha Experiência 04/08/13 

Você provavelmente já acordou no meio da noite, tentou se virar ou se levantar e percebeu que seu corpo resistia a obedecer seus comandos, seus músculos parecem estar  rígidos e “colados” a cama, você tentou gritar e percebeu que suas cordas vocais não escaparam dessa, a unica coisa que você consegue fazer e produzir um som surdo bem baixo enquanto tenta se libertar daquela condição se debatendo virtualmente não surtindo efeito nenhum em seu corpo, o seu medo alimenta alucinações visuais ou sonoras, ou nenhuma das duas, apenas sente a presença de algo terrível enquanto aperta o olho para não ter que ver o que esta no quarto.

 Pois é, durante a tarde agora pouco quando fui me deitar para dormir tive essa experiência como nunca tive antes e durou cerca de 10 minutos e pela primeira vez me desesperei. Sempre tive ao longo da vida a paralisia do sono, e muitos pelo mundo também a tem ou pelo menos já experimentou essa sensação que para quem não sabe sobre a paralisia, diz que é coisa de outro mundo. Geralmente pessoas estressadas ou que estão ansiosas e dormem de barriga para cima ou tem oscilações nos horários dos sonos pelo cansaço tem o fenômeno com mais frequência.

Isso acontece porque ao despertar repentinamente de um dos cinco estágios do sono, o estado de sono REM Estado em que estamos completamente desligados e relaxados no corpo e na maioria da região cerebral ou mais diretamente, estado onde estamos sonhando, nosso cérebro se ativa rapidamente, mas não há tempo suficiente para mandar os comandos conscientes para todo os músculos e nervos corporais. O resultado é que a pessoa fica consciente, mas sem os movimentos dos músculos, somente tendo um controle mínimo dos olhos e da respiração, isso faz com que a experiência seja assustadora, pois temos a sensação que alguma coisa aterrorizante está perto de nós e que vai nos fazer mal. Muitos contam que  escutam vozes ou coisas cair, no meu caso, me lembro apenas de ao tentar acordar e ouvir bem baixo a música que estava vindo do meu fone que estava ligado ao computador ao lado da cama e alguém me chamando em sussurro dizendo "psiu" por muitas vezes.

Em outras palavras, seu corpo libera um hormônio chamado "Melatonina" para inibir os neuro transmissores no tronco que possibilitam a movimentação dos músculos do corpo durante o sono, isso funciona como um mecanismo de auto-defesa para que você não saia correndo na cama enquanto sonha que corre de um monstro, ou que não saia falando e gritando a noite enquanto sonha que esta falando com alguém. O que acontece resumidamente na paralisia do sono é que seu cérebro “acorda pela metade” , você retoma a consciência, consegue abrir os olhos mas seus músculos ainda estão paralisados pelo mecanismo de auto-defesa, e seu cérebro ainda continua a produzir sonhos, transformar seus sentimentos em imagens e sons. Você mescla consciência e alerta com a fantasia e os sonhos.

 Podem rir de mim, eu já sabia sobre a paralisia e sabia que para controlar, não poderia se relutar contra, pois seria pior, pois nesse caso, o melhor a fazer é se acalmar dormir novamente para o cérebro fazer o processo de despertar e ter tempo de ligar os músculos e nervos corporais parando assim, a liberação da melatonina. Mas acontece que estava tão assustador que dessa vez não consegui. Eu me acalmava para dormir novamente, mas parecia que algo ia correr mal. Eu sabia que não tinha nada a ver que era um fenômeno da mente, mas iniciei em minha cabeça fazendo uma oração e ao mesmo tempo parece que algo me puxava para cima como se estivesse sendo abduzido; senti uma dor na gengiva e intensa na cabeça. Durou mais de minutos assim, quando estava quase acordando completamente, vinha um turbilhão de sensações e minha mente se desligava novamente e meu corpo paralisava. Parecia que não ia acabar nunca. Então, para quem não tem consciência em dominar muito bem vai algumas dicas.


  • Não feche seus olhos. A visão é como uma ancora na realidade, se você retira essa ancora o seu cérebro não tem mais estímulos reais, ele vai produzir alucinações a rodo!  Você vai sentir uma presença no quarto, que provavelmente vai ser maligna. E se ainda você resolver abrir novamente os olhos, muito provavelmente vai enxergar algo que não gostaria de ter visto.
  • Mantenha sua visão focada em seu corpo ou algo próximo a você. Se você ficar olhando para a porta entreaberta do seu quarto ou no corredor você vai provavelmente produzir alguma alucinação ali.
  •  Não tente gritar ou se debater loucamente. Isso só vai fazer você ficar com mais medo e consequentemente  produzir mais alucinações. Você se encontra paralisado, mantenha a calma e começa a mexer os dedos do pé (os músculos das extremidades ainda funcionam) dedos da mão e comece a engolir saliva, isso vai induzir seu cérebro a “destravar” os movimentos, e consequentemente despertando por completo.
Depois de quase dez minutos na experiência acordei um pouco assustando, ainda mesmo sabendo do que se trata na real. Imagina se eu não tivesse ciente de que se tratava apenas de uma paralisia. Iria dizer que era o capeta. E você já passou uma situação como essa? 
Bruno Santos da Silva 
 Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

8 comentários:

  1. Há uns 3 ou 4 anos apenas uma vez até então, tinha por volta de 13 ou 14 anos. Abri meus olhos (estava na beliche, cama inferior) olhava os estrados da cama acima visão distorcida, logo a frente meu computador e sim eu vi algo ali que eu não reconheço até hj, Eu tentava gritar mas não saia absolutamente nada, pode ser estranho mas ali eu comecei achar tudo isso irado. Mas eu comecei a olhar meu corpo e eu estava de barriga pra cima, com as pernas afastadas e os braços também com a sensação de estar sendo sugada pela cama (logo lembrei da cena de um filme de terror) em seguida ouvi algo que também não pude reconhecer. Pisquei e voltei, desesperada!

    ResponderExcluir
  2. Isso acontecia direto comigo, parecia que eu estava acordada mas meu corpo estava em estado de sonolência, como isso nunca tinha acontecido comigo eu achava deverás divertido KKKKKK era como se eu pudesse dominar a hora que eu quero dormir, acontece muitas vezes comigo quando estou com MUITO sono e ai eu sinto o sono chegando, meu corpo paralisando, ai eu falo - ÔPA! SÓ QUANDO EU QUISER! .. ai não sei o que eu faço mas consigo dominar, ai depois eu durmo, enfim, nunca cheguei a imaginar o capeta nem coisas do tipo, mas como sempre quis que existissem espíritos ou coisas do tipo associei só para minha diversão, mas no final de tudo eu sei que é tudo uma maravilha da mente humana, mas isso é muito perigoso para pessoas que não sabem dominar bem a mente, especialmente para quem assiste muito filme de terror, de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tive esta paralisia por duas vezes, quando adolescente. Ao contrário do que foi dito, eu fechei os olhos e comecei a rezar o Pai Nosso repentinamente por causa do medo, consegui relaxar e voltei a dormir. Mas a sensação ao acordar é estranha. Passava o dia inteiro tentando entender o que havia acontecido.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom artigo.
    Simples e esclarecedor!
    Gostei!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho essa porra quase todos os dias, é foda. Geralmente quando durmo estressado acontece. Sempre acordo bem assustado, e também as vezes consigo gritar enquanto estou paralisado. Minha namorada sempre se assustava no começo, pois eu ficava gritando e tentando me mexer, e acordava desesperado. Assisti o filme do Wolverine e ele tem uns pesadelos também, dai acorda desesperado, e assusta a namorada dele, consegui me ver no lugar dele.

    ResponderExcluir
  6. Bom comigo acontece quase todos os meses. as vezes da pra controlar e as vezes não.
    existe uma historia que aprendi dos antigos. que isso se chama Maria sentadeira, e ela vem senta em cima da pessoa e faz ficar apavorado sem conseguir se mexer e gritar.

    ResponderExcluir
  7. Seja Bem-Vindo a minha vida !

    ResponderExcluir
  8. Já tive isso, nunca consegui explicação. Achei que isso ocorria somente comigo. Muito obrigado, isso mudou minha vida, agora tenho uma explicação lógica para saber que não existem coisas sobrenaturais.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.