Expressões Faciais e Micro Expressões

2ª Edição Revista e Atualizada.

Esclarecendo Dúvidas...

Dentre as expressões de Raiva, Desgosto, Alegria, Satisfação todas elas sejam quais for,  se dividem em negativas e positivas. Por exemplo:

Alegria= Positiva/ Raiva= Negativa/ Satisfação= Positiva/ Desgosto= Negativa... e etc.

Entre as divergências, há uma diferença significativa entre Expressões Faciais e Micro Expressões. Bem como há classificações entre as Micro Expressões. Elas basicamente tem dois subgrupos.

As sutis e as comuns.

As COMUNS são as micro expressões faciais. aquelas que somente pessoas treinadas conseguem vizualizar ou com a desaceleração de um vídeo para ver aparente os mini movimentos musculares no rosto todo. Geralmente quando a pessoa tenta esconder alguma emoção deliberadamente, as micro expressões a denunciam. Existem diversas, além de alegria, raiva, orgulho, satisfação, tristeza, ódio, culpa, remorso e etc. Mais de 10 mil expressões são caracterizadas com movimentos dos músculos e tensão muscular da face. E somente o treinamento dedicado pode fazer você aprender todas elas.



Nesta imagem vemos o assassino em massa Menezes que matou crianças em Realengo. Ele ao falar de quando era caçoado em sua escola, sua tensão muscular parte para negativa, mostrando microexpressões de Raiva. Com o vídeo em andamento, é quase imperceptível perceber a micro expressão dessa classe sem o devido conhecimento.

As SUTIS são aquelas que necessitam dos movimentos musculares em alguma região do rosto para produzirem uma combinação. Por exemplo: Sobrancelhas Oblíquas, Tristeza. Sobrancelhas Arqueadas (Baixas e Juntas) Raiva, Desagrado. Canto do Lábio contraído (Músculo Depressor do ângulo da boca) Desprezo, Descontentamento e etc. Nesta foto, vemos um exemplo de expressão Sutil.



A mesma emoção que antes mostrara em Micro Expressões (Comuns), nesta fotografia, é evidente em Expressões Faciais (Sutis). Lembrando sempre de que, quando falamos de Micro Expressões, estes são movimentos que acontecem em menos de meio segundo. A partir do momento em que alguém utiliza uma expressividade de estreitar os lábios em demonstrar raiva por mais de segundos, já se torna uma expressão facial.

Além de Micro Expressões, existem também as Macro Expressões. Mas este já é outro assunto a ser tratado. 


Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões 

Um comentário:

  1. Muito bom .. seus artigos são excelentes...

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.