Análise- Mentira no Pastor Valdomiro Santiago

2ª Edição Revista e Atualizada.

O dedo sobre o nariz tem sido comumente conhecido no mundo da Linguagem Corporal como sendo uma Atividade Dispersiva. Uma Atividade Dispersiva são chamados também de indicadores de que a pessoa que veio a realizar este gestual (Com a leitura correta do contexto e circunstância) está a mentir, ou possivelmente não contar a história toda.

Abaixo vemos classicamente este gesto de passar o dedo no nariz no Pastor Valdomiro Santiago, a falar sobre ir ao monte.


00:19 seg: Ele coça o dedo atrás da nuca. Um gestual que indica incerteza. São convergências de incongruências em comportamento.

Em meio ao vídeo sua face também fica ruborizada e seu tom de voz se toma uma inflexão diferenciada. Os micro gestos na face dão o significado de que ele não acredita no que está dizendo. 

00:22 seg: Toca no nariz. Mais conhecido como "efeito pinóquio". O pinóquio ao mentir o nariz crescia. Não tenho base ainda sobre o porque seu criador o fez dessa forma, mas tem muita correlação com o comportamento humano. Ao mentirmos a ansiedade e o nervosismo faz nosso fluxo sanguíneo aumentar de tal maneira que somente nos sentimos confortáveis quando roçamos a mão ou o dedo sobre o nariz. Em algumas pessoas chegam até a ficar vermelho e dar uma espécie de comichão. Essa atividade dispersiva então, é um gesto clássico de que a pessoa está a esconder algo, ou possivelmente não acreditar em nada do que diz.

 00:30 seg: Processamento Cognitivo. A vibração o olho. As piscadas aumentam de tal maneira que sua mente inconscientemente quer fugir daquilo que sua boca diz. Ele sabe que não acredita no que fala. O cérebro sabe da verdade e manda os comandos cognitivos corporais. E ele em seguida, novamente da mesma forma passa a mão sobre o nariz. 

00:35 seg: Ele ruboriza sua face novamente fazendo micro gestos na testa. As chamadas rugas da dificuldade e preocupação com sua expressão. E ele contraí os cantos dos lábios indicando desprezo. Várias incongruências. Para bom pastor, é um péssimo mentiroso. Não somente neste vídeo, mas em muitos outros, em cada 3 palavras 1,5 são verdadeiras (dependendo sobre o que fala). Ocorre também uma leve oscilação de negação enquanto ele fala não só no vídeo acima, mas também abaixo. 

Depois vemos um símbolo gestual diferenciado. O Pastor esfrega as mãos ao falar do dinheiro. Foi o que me chamou mais atenção.


00:20 seg: Ele esfrega as mãos. Após de falar sobre o dinheiro que será depositado, ele esfrega as mãos. Esfregar as mãos indica que a pessoa espera um resultado positivo de algo. Mas há diferenciação para a esfregada Lenta e a Rápida. 

Quando esfrega Rapidamente: Espera um Resultado Positivo para TODOS os envolvidos (pessoas sensatas, humoradas).
Quando esfrega Lentamente: Espera um Resultado Positivo somente para SI (pessoas egoístas).

Lembre-se do garçom que após perguntar se precisa de mais alguma coisa, esfrega a mão lentamente para você. Logo depois, você da uma gorjeta, que vem a ficar somente para ele.

O que será que isso significa? Tire suas próprias conclusões... 

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

4 comentários:

  1. cmo tem pastorzinho que se acha .. afff ... boa analise bruno

    ResponderExcluir
  2. gente que absursdo ein... só da os troxao doando 300 400 700 ..affss que pastor fdp ...

    ResponderExcluir
  3. o problema e um só , esses pastores pedem , trouxa e quem da o que eles pedem

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.