Sentimento de Culpa- Universal, nos Homens e nos Animais

2ª Edição Revista e Atualizada.


 A expressão de Culpa é encontrada tanto nos seres humanos como até em animais. Um conjunto de expressões e movimentos musculares da o significado adicional. Vamos analisar as fotografias em termos de Expressões Faciais para ver além das que eu costumo chamar "expressões primárias".


                             

Um político dos Estados Unidos da América.

Olhar para Baixo e Longe: O sinal de Culpa é evidente pelo movimento dos olhos nesse padrão.

Aqui é o que chamo de expressão primária- a de Culpa. Mas não é somente a expressão de Culpa que esse político demonstra. Assim como nas cores primárias que podem ser modificadas misturando-se com outras cores, nas expressões faciais também acontece o mesmo. Elas se misturam com vários outros movimentos faciais demonstrando duas ou mais emoções ao mesmo tempo.

No caso do político, sua primária é a CULPA. A cabeça baixa também demonstra culpa, mas na tentativa de esconder o rosto, esse também demonstra vergonha. Seu enrugamento do queixo aparente demonstra Pena, Lamentação e até Tristeza.




Outro político dos Estados Unidos e Bill Clinton demonstrando sinal de Culpa (Olhar cabisbaixo) e Vergonha (tentativa de esconder o rosto). Eles também enrugam o queixo demonstrando sinais de Pena Lamentação e até tristeza. As mesmas expressões conjuntas do outro político acima, apresentando várias emoções em diversificadas expressões. 









Mais dois políticos dos Estados Unidos da América. Demonstrando expressão de Culpa. Nestas fotos outro conjunto bastante evidente. Os lábios sugados para dentro, pode significar que a pessoa está a sentir preocupação ou angústia. A mesma expressão nas duas fotos.


Lionel Messi, demonstra também a expressão de Culpa (seu olhar para baixo e longe) e ao mesmo tempo com o enrugamento do queixo demonstra Pena, Lamentação e até tristeza. 


É evidente a expressão de Culpa do ex- jogador de Futebol americano O.J. Simpson ele foi acusado de matar sua ex mulher. Esse era o momento de sua prisão. 


Nesta figura temos o goleiro Bruno no momento em que foi preso. Vemos um semblante somente de mero espanto, sem culpa ou remorso algum. Temos duas opções, ou é inocente, ou um psicopata frio e calculista.

Todavia somente um médico psiquiátrico poderá realizar esta análise. É outro ramo e não faz parte do mundo da linguagem corporal.

Como disse anteriormente assim como nos seres humanos, nos animais a mesma expressão de Culpa pode ser notada. Essas expressões podem ser facilmente estudadas no livro de Darwin. Ao colocar seus rabos entre as pernas e com o mesmo olhar cabisbaixo, os cachorros revelam a mesma emoção de culpa. O vídeo abaixo demonstra claramente esse fato da expressão de Culpa nos cachorros.



Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

4 comentários:

  1. Olá amigo, também me interesso pelo estudo da linguagem corporal e reverencio muito seu blog.

    Em relação a esse post gostaria de comentar uma análise que fiz levando em conta um aspecto bem prático, que pode ser encontrado no livro de Roland e Tompakow.
    Quando, nessas fotos, os indivíduos estão com o característico 'lábio mordido/retraído', isso demonstra que eles estão fazendo um esforço para controlar a boca. Essa expressão revela conhecimento de alguma informação que o subconsciente quer manifestar pela fala, mas eles tentam conscientemente parar esse impulso, daí a careta.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito .. esta cada vez melhor ..

    ResponderExcluir
  3. a do cachorro foi simplesmente locooooo demais

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.