Análise: O Olhar por cima dos Óculos- Presidente Dilma e José Serra

2ª Edição Revista e Atualizada.


O Olhar por cima dos óculos não é um dos gestos mais simpáticos ao fazer para uma pessoa. Além de não ser nada cordial, transmite uma impressão negativa para seu interlocutor. Nesta Fotografia a então ministra Dilma Rousseff inconscientemente faz esse gesto de análise por cima dos óculos. É um gesto de dominação, para mostrar ao outro que não nos sentimos intimidados pela pessoa. Analisemos o contexto das expressões  faciais que Dilma realiza para José Serra.


Sobrancelhas levemente levantadas: É ocasionado na contração através do músculo que se chama Corrugador do Supercílio. Indica que a pessoa está a sentir Arrogância e Desprezo.

Olhar por cima dos Óculos: A pessoa que realiza esse gesto inconsciente o faz para mostrar ao interlocutor de que ele o enxerga claramente e não se sente intimidado. É a intensão da pessoa de retirar uma barreira de suas vistas para enxerga-lo diretamente, é como estar dizendo não verbalmente "Estou lhe observando no que faz, e você não me amedronta". Esse gesto também é utilizado na obtenção de se colocar em uma posição de superioridade e observar claramente com quem se conversa em desconfiança a pessoa. Lembrando que cada situação deve-se levar em conta o contexto. Olhar por cima dos óculos, seja la quem for que estiver do outro lado, terá uma impressão negativa e se sentirá julgado. Dilma realiza esse gesto a Serra para mostrar que está no comando e de que ela não se sente amedrontada por ele.

Olhar de Desprezo: No olhar fica expressivo o desprezo de Dilma juntamente com grupo aparente das sobrancelhas e do olhar por cima dos óculos e dos demais grupos faciais que analisarei a seguir. 

Canto da Boca Contraído: Contração do músculo Depressor do ângulo da boca, são sinais de que a pessoa está a sentir desprezo e descontentamento.

Lábio Contraído: Além do Depressor do ângulo da boca contraído, o lábio de fora a fora também levemente se contraí, indicando também Raiva. 

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

3 comentários:

  1. Lamentável, o país não merece uma ditadura!

    ResponderExcluir
  2. essa loca é presidente do BRASIL!!

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.