Tendo Pensamentos Críticos Negativos sobre você

2ª Edição Revista e Atualizada.


A posição de avaliação é caracterizada com a mão repousada sobre a face em atenção atenta com quem se conversa, como vimos no artigo da Posição com as mãos- Gestos de Avaliação, tédio e desinteresse (ver artigo), contudo há um gesto diferenciado que muitos confundem com uma avaliação interessada em que irei focar hoje. Já pensou se tivéssemos que falar sempre a verdade para todos, sobre o que pensamos? Certamente não seria agradável, por esse motivo o estudo da Linguagem Corporal, pode ajudar  nessas características para saber quando uma pessoa se sente satisfeita ou não com algo.

Quando a pessoa perde o interesse na conversa ou se sente entediada, mas por cortesia ainda quer parecer interessada, o gesto característico que irá aparecer é o dedo indicador repousado na face com o polegar no queixo, este gesto é caracterizado de um PENSAMENTO CRÍTICO NEGATIVO sobre o orador, ou sobre o tema tratado. Seja lá qual for o tema, ou a pessoa, o indivíduo se sente insatisfeito, e com pensamentos críticos negativo agudos se houver combinação com o cenho franzido (sobrancelhas levemente abaixadas e juntas) e o músculo da face depressor do ângulo da boca levemente contraído, expressão de desprezo e descontentamento (canto da boca contraído, o sinal universal para "que coisa mais idiota e desprezível"). Abaixo vemos algumas fotografias com pessoas caracterizadas com esse gesto de avaliação crítica negativa.


Reunião dos membros executivos do shopping das Nações cidade de Três Lagoas Mato Grosso do Sul. Os gerentes da empresa costumam fazer esse gesto para ficar escutando o discurso insignificante e enfadonho do presidente da empresa. Mas dessa forma quando começam a apoiar o polegar no queixo e o indicador sobre a face, fica fácil de identificar os puxas sacos e os insatisfeitos. Os dedos em sua boca também indicam o desejo de se calar, para literalmente não "falar merda".


Dedo indicador na face, polegar sobre o queixo- Pensamentos Críticos Negativos sobre o orador ou sobre o tema, o sinal universal para "que coisa mais chata e desagradável". Observamos também um indivíduo com o braço cruzado, o bloqueio comumente usado como barreira defensiva. (ver artigo sobre os braços cruzados e gestos defensivos). Se observarem a mesma mulher também realiza o gesto de defesa.


Reunião dos Executivos do Shopping das Nações em Três Lagoas Mato Grosso do Sul. Veja o outro ângulo da fotografia. É evidente neste ângulo, o pensamento crítico da mulher. Seus olhos estão desfocados, para baixo e para o lado. Indica insatisfação, rejeição e etc.

A bolsa da mulher está em cima dela. Barreira Defensiva. Desagrado. Além do gesto de braço parcialmente cruzado que havia indicado anteriormente. Uma combinação de gestos perfeita para a leitura de negatividade com a situação.


Visita da Prefeita para campanha de 2012. O homem a direita com o gesto do polegar no queixo e o indicador na face. Indicam pensamentos críticos negativos.

A contínua maneira da pessoa fazer o gesto de pensamentos críticos, pode fazer com que ela adote outras posições como esfregar os olhos; é uma tentativa inconsciente de tentar eliminar o interlocutor da sua mente por alguns momentos, é como se o cérebro não suportasse mais a presença da pessoa ou da conversa. Um simples movimento, ou fazer com que a pessoa participe da conversa, pode fazer com que ele mude de postura e pare com os pensamentos negativos.

Uma vez o gesto modificado, modificará seus sentimentos. Por isso, políticos necessitam de um especialista em Linguagem Corporal. Tanto políticos, bem como publicitários. A mensagem que o corpo passa é uma, e o que a boca passa é outra. Treinando com os gestos certos a fazer, pode-se ter uma combinação harmoniosa para que as pessoas vejam quem discursa, com credibilidade e boa impressão. Fazendo com que o candidato ou o produto a vender, seja aceito com mais facilidade.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

Um comentário:

  1. Bruno!! Muito interessante cara , suas explicações são bem claras!! Parabéns!!! :)

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.