Análise do Pastor Silas Malafaia no Programa de Frente com Gabi

2ª Edição Revista e Atualizada.


ANÁLISE CIENTÍFICA DO PASTOR SILAS MALAFAIA NO PROGRAMA DE FRENTE COM GABI EXIBIDO NO DIA 03/02/2013

00:08 seg: Ele projeta um sorriso de sarcasmo, o seu queixo levemente inclinado para cima mostra dominação e superioridade e prontidão. Ele já imaginava que ia passar pelo que passou e se sentia bem preparado.

00:33 seg: Tensão muscular parada. E olhar Crítico Negativo para Marília.

00:43 seg: Ele assente positivamente com a cabeça, concordando com a abertura de Gabi, de forma crítica negativa e com a tensão muscular facial de desagrado.

00:46 seg: Ele morde os lábios, indicando nervosismo e auto controle. O sorriso de sarcasmo ainda é projetado na face.

01:22 seg: Ele inicia sua frase dizendo “deixa eu te falar gabi...” Declaração típica que ocorre nesse caso quando a pessoa não se sente agradável com a pergunta. Muitas vezes pode ser ocasionado também quando alguém cansa de falar determinada coisa repetidamente.

01:24 seg: Ele suga os lábios para dentro no desaparecimento, indicando desprezo pela Gabi e sua pergunta. Mostra apreensão ou angustia. Uma leve quantidade de raiva também é projetada. Tonalidade da voz alterada, indicando desagrado e raiva.

01:49 seg: Ele gesticula com os polegares levantados para cima, indica força de vontade e positividade com o seu ministério e desejo de levar seus empreendimentos em frente.

02:02 seg: Ele coloca uma mão ao lado da outra, é uma forma de tentar conciliar cada coisa em seu devido lugar.

02:10 seg: Ele une todos os dedos, é caracterizado quando a pessoa  faz uma crítica aguda com a situação. Os polegares ainda para cima, indica sua positividade. A mensagem não verbal para esse gesto de ser de "engula isso".

07:04 seg: Ele une o indicador com  o polegar, indica que ele está esmiuçando a situação, entrando nos mínimos detalhes e dizendo com todas as palavras simples possíveis.

09:21 seg: Gabi se encontra com as pernas cruzadas, se sente atacada, está na posição defensiva se fechando. Os braços também podem ser obervados fechados, formando barreira entre ela e Silas.

15:06 seg: Ele coloca a mão na testa indicando indignação e incredulidade. O sorriso de nervosismo se projeta.

15:39 seg: Ele começa sua contagem do dedo mindinho. Indicando pessoa lógica e sensata que sabe organizar suas ideias e vontade de coloca-las a mesa.

16:08 seg: Marília olha com a face de crítica, incredulidade e raiva.

16:27 seg: Marília se inclina em defensiva com a mão no queixo em posição de avaliação de maneira raivosa e crítica. Há indícios de aborrecimento em alto grau.

16:30 seg: Face contraída unilateralmente indicando desprezo ao dizer que “não gosta desse negócio de pastor” Ele diz a verdade. Se fosse mentira, ele não mostraria desprezo.

18:09 seg: Contração dos lábios, indicando nervosismo, raiva e desprezo. Com o clássico olhar furioso para Marília.

20:43 seg: Marília repousa a sua mão na face, indicando tédio e aborrecimento com incredulidade em sua tensão facial.

21:47 seg: Ele entrelaça os dedos na altura do queixo, indicando raiva e frustração. Os dedos estão tensionados.

24:00 seg: Silas se posiciona de forma a querer rebater fortemente Marília. São posturas agressivas.

25:09 seg: Nojo e desgosto, a linguagem do ódio ao falar das leis que os homossexuais e dos homossexuais é bem evidente. 

34:49 seg: Gabi avalia de maneira crítica. A mão apoiada no queixo indica tédio aborrecimento, incredulidade e raiva.

Conclusão: Apesar de sua convicção e credibilidade ao rebater todos os assuntos e tudo o que disse, Silas por incrível que pareça, não mostrou muitos sinal de mentira durante a entrevista. Exceto algumas emoções discordantes e incongruentes. A posição das câmeras dificulta também a leitura de algumas micro expressões. Ele também diversificadas vezes se esquiva das perguntas, distorcendo a questão para não responder diretamente a Marília.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

6 comentários:

  1. Até as risadas do Silas mostravam tensão.

    ResponderExcluir
  2. tensão e sarcasmo .... haushaushau

    ResponderExcluir
  3. Entrevista polêmica .. sairam no pal os dois .. kkkk

    ResponderExcluir
  4. Análise muito boa! Soube observar bem, mesmo com a camera e a iluminação não ajudando muito.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Eu reparei que em 1:24 mais ou menos ele piscou muito rápido, o que isso pode querer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo ... se chama processamento cognitivo, a vibração do olho... acontece quando estamos nervosos e sob pressão, ou quando a pessoa se sente irritada com a pergunta ou o assunto dito!

      Excluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.