Análise do Cumprimento da Presidente Dilma

2ª Edição Revista e Atualizada


Dilma e Peluso. O cumprimento indicando superioridade, dominação quanto submissão pode ser notado pela maneira como as palmas se posicionam. Na foto repare que a palma da presidente está por cima da de Peluso, indicando superioridade e dominação da presidente, e automaticamente Peluso se obriga a ficar em uma posição submissa. Isso acontece não só com eles, mas com todos nós. A maneira como alguém nos cumprimenta revela muito sobre seu pensamento para conosco, se é um aperto de dominação e superioridade, ou se alguém quando lhe cumprimenta tem um cumprimento de igualdade ou um aperto de mão de submissão e etc.


Na foto, vemos novamente a Presidente cumprimentando o Presidente Barack Obama com a sua palma por cima do presidente dos Estados Unidos, ela o cumprimenta com dominação e superioridade e Obama fica em uma posição submissa automaticamente. 

Isso acontece porque quando viramos nossa palma da mão para baixo, nós transmitimos nosso sentimento de superioridade e autoridade, a pessoa sentirá que recebeu uma ordem, assim como pedimos algo a alguém apontando com o dedo em riste; nossa palma da mão voltada para baixo, indicando a autoridade, com o dedo indicador realçando a importância do ponto principal ao que a gente pede (ex: Pegue aquela caneta em cima da mesa para mim). Apontando o dedo dando destaque ao que pede com a mão para baixo é clássico, e todos usam, sem ter conhecimento de sua importância. Mas cuidado com a intensidade com que se usa esse gesto, ele é visto como agressivo e não causa uma impressão positiva quando feito para uma pessoa, somente suscita sentimentos negativos no interlocutor.  


A mão para baixo, projetamos imediatamente nossa autoridade, dominação e superioridade. Lembre-se do gesto de Hitler.



Imaginem se Hitler fizesse sua saudação com a palma da mão virada para cima. Obviamente o mundo iria rir da cara dele, pois a palma virada para cima, indica resignação e desamparo, é a mão que lembra o mendigo suplicante implorando uma esmola.


O Ex Presidente Lula cumprimenta Dima já se colocando numa posição submissa, deixando com que Dilma assuma o controle e fique com sua palma por cima, indicando dominação, superioridade e autoridade. Essa foto foi tirada em sua posse, a linguagem corporal de Lula é clara e significante nessa função em deixar Dilma assumir o controle, já que agora, ela é quem está no comando.


Exemplo de um cumprimento de mão de igualdade. Os dois se cumprimentam de forma igual e neutra. Nenhuma das palmas estão voltadas para cima ou para baixo e os dois estão no controle da situação estavelmente.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

Um comentário:

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.