Posições com as mãos- Gestos de Avaliação, Tédio e Desinteresse

2ª Edição Revista e Atualizada.


Os gestos com as mãos de interesse e desinteresse são vistos pelo mundo afora, em advogados, contadores, políticos, religiosos e pessoas comuns. Mas poucos tem consciência do significado do gesto; e uma vez tendo consciência, pode-se fazer observações e interrupções, antes que seu interlocutor fique com uma má impressão e o julgue erroneamente nos quatro primeiros minutos de conversa. 

Os primeiros quatro minutos de conversa é o tempo para que alguém tenha uma base emocional feita sobre sua pessoa, e depois que se é causada uma primeira impressão, dificilmente pode-se reverte-la.

Na primeira foto vemos um gesto típico de levar a mão no queixo, esse gesto é caracterizado de posição de AVALIAÇÃO. A pessoa escuta com interesse o que você diz, e a mão repousa sobre a face. Nas fotos por exemplo acima, a pessoa se sente satisfeita com o que ouve, na foto abaixo o homem analisa a situação com certo receio.


Nesta imagem vemos uma posição de avaliação interessada do rapaz, mas pela sua tensão da face, e sua expressão ocular, ele realmente sente dúvidas. É o clássico olhar da desconfiança.

Após esse gesto típico de se avaliar algo levando a mão no queixo, as vezes observamos que uns ou outros, começam a alisar o queixo. Esse momento a pessoa está passando pelo PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO, quando ela é solicitada a tomar uma decisão ela automaticamente irá alisar o queixo. 

Algumas pessoas que usam óculos, tem o costume de tira-los e colocar os braços da armação na boca para também ganhar tempo em sua decisão. Todavia elas podem usar vários outros objetos levando-os a boca. Outra coisa importante na avaliação de processo de decisão, é o local ou lugar para onde alguém olha. 

 Quando alguém esfrega o queixo tomando decisão e olha para cima ou para baixo, deve ser interrompido, pois está tendo pensamentos negativos e críticos a respeito do orador ou do tema, como mostra a imagem da esquerda.

 Quando ao esfregar o queixo, ele olha para os lados, não o interrompa, pois está tendo pensamentos positivos sobre o que ouviu e há chances de receber uma decisão positiva.


A partir do momento que a conversa está entediante ou a pessoa que lhe escuta não está satisfeita com o que ouve, ela parte da posição de avaliação para o tédio e desinteresse. Um gesto comum é o polegar sobre o queixo e o indicador levantando a bochecha, se o faz esse gesto a pessoa está tendo pensamentos CRÍTICOS NEGATIVOS a seu respeito ou do tema tratado.  Nesta foto vemos o senhor de azul tendo pensamentos críticos negativos a respeito do orador ou o tema desenvolvido. A mulher com óculos é a autoridade política da cidade de Três Lagoas, em visita para campanha eleitoral. O que será que ele pensa a respeito disso? Tire suas próprias conclusões...


A partir o momento que a pessoa usa a mão para apoiar a cabeça, é sinal de que o tédio se estabeleceu, mas ela continua com a mão na face, para parecer interessada sobre você ou o assunto tratado. O gesto tem maneiras diversificadas, e muitas vezes estimula o corpo a afagar um estado de ânimo negativo. 

Veja bem, que a mão apoia a cabeça para não dormir. Nesta foto acima vemos o tédio e o aborrecimento estabelecido em auto grau pela maneira com que ela segura o rosto. Notamos também, uma leve expressão de arrogância (corrugador do supercílio contraídas), e nojo (lábio superior levantado e narinas pouco alargadas).



Nestas fotos, o tédio e o aborrecimento está estabelecido. Na primeira imagem, o homem se sente em desespero sobre o que fazer e parece não encontrar solução. Na segunda a direita, a mulher se sente aborrecida, e pela sua tensão muscular facial, se sente preocupada com algo. E na Terceira o rapaz está com tédio e com um certo desapontamento e até desprezo por alguém ou a situação (músculo depressor do ângulo da boca levemente contraído).


Na foto abaixo, um executivo observa um funcionário de sua empresa, e avalia a situação de maneira negativa. Mão no queixo testa franzida (rugas verticais da dificuldade ao centro da testa) e corpo jogado para um dos lados reclinado na cadeira-Desinteresse,  Dúvidas, receio daquilo que está ouvindo.

Há também as movimentações de cabeça. Movimentando para o lado, indica abertura, aceitação e interesse. Cabeça levemente abaixada, desinteresse, tédio e a pessoa a julga por suas palavras. Cabeça levantada, olhando para cima, também é sinal de tédio e aborrecimento.

Poderia exemplificar vários outros, mas seria extenso...

 Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

4 comentários:

  1. Eu leio um monte de pagina, mas esqueço de comentar, obrigado pelo conhecimento

    Wesley Serute

    ResponderExcluir
  2. Vinícius dos Santos30 de março de 2013 23:21

    Perfeito .... muito bom como você escreve ...

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.