Manipuladores da Mentira- Suzana Vieira Mente (Gesticuladores)

2ª Edição Revista e Atualizada.

Tratarei do princípio a respeito do uso das mãos. As mãos expressam verdade, honestidade e sinceridade. Sempre quando queremos que alguém acredite em nós, nós dizemos algo com as mãos espalmadas, para mostrar nossa sinceridade e ao mesmo tempo dizer que estamos desarmados. 


Quando alguém faz um juramento, expõe a palma da mão na vertical também com o mesmo intuito (Ou nem sempre). Já reparou que quando temos convicção e certeza daquilo que estamos dizendo, gesticulamos bastante? Pois bem, o gesticular indica que a pessoa está a dizer a verdade, ele é chamado também de ilustrador, pois enquanto enfatiza aquilo que dizemos, mostra que o que a pessoa diz, é verdade. Se alguém esconde as palmas das mãos enquanto tenta lhe convencer de algo, é preocupante! Mas cuidado, se a gesticulação for exagerada na altura acima do queixo a pessoa pode estar lhe enganando. Quando alguém gesticula exageradamente é uma maneira de tentar se distrair, ou pode estar extremamente nervosa (Foto abaixo de alguns políticos gesticulando exageradamente). 


Outro aspecto que denuncia o sinal da mentira são os manipuladores ou assim chamados as atividades dispersivas. Quando os ilustradores e a gesticulação diminuem os manipuladores aumentam tocando a orelha, os olhos, a boca, jóias, brincos, pulseiras e etc. Essa é uma maneira da pessoa se distrair por estar nervosa na hora da mentira e tenta manipular seu nervosismo. Abaixo o vídeo de Suzana Vieira que mente ao dizer "É uma coisa muito linda que eu já li no texto", seus gestos a denunciam sobre sua mentira de se ter lido o texto. Abaixo segue a análise:


00:09 seg- Depois que a repórter faz a pergunta para ela, ela não sabe o que dizer, e por isso ela hesita para falar e faz repetição de palavras, em pensar em alguma mentira que irá dizer depois, ela se embaraça com a fala. Além de hesitação, ela tem negações significativas com a cabeça.

00:16 seg- Perceba que ela afirma com as palavras mas nega com a cabeça, o corpo contradiz as palavras. Fazemos isso por acidente quando não acreditamos no que dizemos. A cabeça gesticula negativamente, enquanto afirmamos com as palavras, pois o inconsciente sabe da verdade, a pessoa entra em estado de incongruência. Deve haver coerência com a expressão e a fala, algo a mais é contraditório.

00:17 seg- Começa os manipuladores. Ela olha para baixo na tentativa de esconder o rosto (vergonha) e enquanto isso toca o anel ao dizer "é uma coisa muito linda que eu já li no texto".  A uma alteração na inflexão da sua voz também que fica trêmula e ao final da frase a tonalidade quase some na câmara de ressonância. Após isso, perceba que ela interrompe a repórter e se esquiva do assunto rapidamente para outra cena para não ter preocupação da repórter fazer mais alguma pergunta sobre o texto que evidentemente ela não leu.

Todos esses comportamentos que denotamos comportamento de fraude, é vividamente vista por várias pessoas ao redor do mundo. O ditado "Adoro ver alguém mentindo, quando já sei de toda a verdade", exemplifica de maneira clara um cúmplice que sabe da tramoia do outro. Felizmente, para os especialistas em linguagem corporal, se torna bem mais difícil dissimular um determinado comportamento.
________________________________________________________________________
Gesticulação Exagerada- A pessoa tenta se distrair com as mãos ou está extremamente nervosa.
Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

Um comentário:

  1. Muito Bommm .. foi ótimo ter conhecimento disto...

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.