Enrugamento do Queixo- Insatisfação dos atletas

2ª Edição Revista e Atualizada.


O enrugamento do queixo com a escondida dos lábios é vista em algumas das fotos de atletas ou até mesmo de outras pessoas, que dependente do contexto da situação, se sentem insatisfeitas com algo. É caracterizado esse enrugamento do queixo na escondida dos lábios de PENA E LAMENTAÇÃO e até de tristeza. Na primeira foto, vemos claramente a atleta Catalina Ponor, ao receber a medalha de prata, nota-se que ela enruga o queixo na escondida dos lábios, além da sua expressão que está totalmente ruborizada, um sinal de insatisfação e de pena, lamentação e até tristeza pela medalha que recebeu.

 Interpretação: A medalha de prata, não foi o suficiente para a atleta; ela gostaria a de ouro. Esse enrugamento de insatisfação ou dependente do contexto de pena e lamentação e tristeza se vê quase todos os  dias. Quando alguém diz para o outro que não dará certo uma determinada coisa que planejava fazer, logo seu queixo se enruga e os lábios se escondem (insatisfeito com a situação e ao mesmo tempo demonstrando pena e lamentação ou tristeza). Em um velório quando alguém chega pela porta e outro de dentro o avista, o de fora o cumprimenta de longe com a mesma expressão. Lembrando que cada situação deve ser levado em conta o contexto.



Nessas fotos vemos também a insatisfação que é expressiva na face. O homem da esquerda lamenta não ter conseguido algo e ao mesmo tempo se sente culpado, porque poderia ter feito (olhar para baixo e longe, expressão de culpa). A atleta da esquerda, se sente insatisfeita com sua medalha pela sua ruborização na face e sua tentativa de auto controle que é evidente ao redor da boca ( tentando se controlar, para mostrar que se sente satisfeita ).

 Repare na expressão desses atletas que ganharam a de ouro. Se vê pela tensão muscular da face, a satisfação, orgulho e o prazer por toda sua face de se ter ganhado a medalha tão sonhada de ouro. Muitos dos atletas chegam até a beijar ou morder, fazendo vários outros sinais de satisfação e alegria, ou simbolismos significativos. 
  


Nesta imagem abaixo, se vê também a satisfação e o prazer da atleta em ter recebido a sonhada medalha de ouro, mas sua timidez também é evidente pela posição de sua linguagem corporal e a forma em que levanta a medalha.





 Nestas fotos vemos o primeiro uma pessoa comum fazendo a expressão do enrugamento do queixo e nas outras políticos dos Estados Unidos da América. Nesta escondida dos lábios e pela tensão da expressão facial, nota-se várias conclusões. O primeiro de azul demonstra Vergonha (olhar para baixo e para  o lado), Culpa (Olhar cabisbaixo). No segundo o Presidente Bill Clinton demonstra também Vergonha e Culpa. Os outros da mesma forma a mesma expressão de Vergonha e Culpa, alguns até acompanhado de Tristeza e Lamentação dependente do contexto ao qual se encontravam.


Um sinal clássico de insatisfação também é visto com quem conversa em reuniões na sala do chefe e etc. O enrugamento ou franzimento em sua testa, mãos no queixo (avaliação),  e o corpo jogado para o lado são sinais negativos de insatisfação, dúvida, receio ou não aceitação sobre aquilo que está ouvindo. 

Esses sinais podem também ser combinados com os braços cruzados, que em outro artigo de análise tratarei mais a fundo sobre as expressões corporais de defesa.

Bruno Santos da Silva 
Especialista em Linguagem Corporal e Micro Expressões

5 comentários:

  1. Muito bom, a maneira como escreve é clara, com bom entendimento e bem construtivo. entendi claramente!

    ResponderExcluir
  2. Jéssica Marcondes7 de dezembro de 2012 11:24

    Otimo ... adorei o artigo, ficou muito bom, poste mais!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito ... não sabia o que significava .... muito bom

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, termos agressivos, propaganda comercial, ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o e-mail. Caso haja erro no processamento na página ou vídeo com a análise ou artigo, deixe seu comentário para manutenção imediata.